REFORMA SINDICAL

REFORMA  SINDICAL

Autores

Luiz Azevedo Valeir Ertle


REFORMA SINDICAL

Batalha decisiva em busca de uma criativa e forte capacidade de representação e negociação em contraposição ao desmonte sindical e às metamorfoses nas relações de trabalho


APRESENTAÇÃO

O presente trabalho analisa a reforma sindical brasileira em seus diversos aspectos e em distintos períodos históricos, a partir de dois estudos dos autores, a monografia de graduação em Direito de Valeir Ertle e o livro Sindicalismo sob ataque, de Luiz Azevedo, além de diversos artigos publicados sobre a temática.

A ideia de abordar a reforma sindical decorreu das atribuições de Valeir Ertle, como Secretário Nacional de Assuntos Jurídicos da CUT, e de Luiz Azevedo, como seu assessor e pesquisador do tema, bem como da constituição de um Grupo de Es. Foram decisivas também as experiências acumuladas por ambos em seus mandatos sindicais, em períodos que se somados abarcam de 1977 aos dias atuais. O trabalho viaja por distintos períodos históricos, tendo a reforma sindical como luneta principal.

Nesta jornada foram constatadas mudanças e transformações na composição da classe trabalhadora, no papel do Estado e nos regimes políticos. Situações nas quais a luta por direitos e a defesa dos interesses dos trabalhadores estiveram no centro das ações sindicais. O atrelamento dos sindicatos ao Estado, a partir de 1930, foi amplamente abordado pela literatura especializada. A luta pela liberdade e autonomia sindical sempre esteve na agenda do movimento sindicial. Entretanto, em distintas oportunidades, por diversas razões, ela não se efetivou, quando muito verificou-se poucos avanços.

Escreva um comentário

Nota: O HTML não é traduzido!
    Ruim           Bom

  • Marca: RTM
  • Modelo: 221
  • Disponibilidade: Em estoque
  • R$50,00

Simulador de Frete

O produto está esgotado. Digite seu email abaixo e nós iremos notificá-lo assim que o produto estiver disponível.