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Plataformas de Crowdsourcing do Trabalho docente de Nível Superior: informalidade, precarização do trabalho e mercantilização do ensino

Plataformas de Crowdsourcing do Trabalho docente de Nível Superior: informalidade, precarização do trabalho e mercantilização do ensino
Plataformas de Crowdsourcing do Trabalho docente de Nível Superior: informalidade, precarização do trabalho e mercantilização do ensino
R$150,00
  • Estoque: Em estoque
  • Modelo: 536
  • Peso: 20.00kg
  • Dimensões: 17.00cm x 17.00cm x 24.00cm
  • ISBN: 978-65-5509-271-4

O livro “Plataformas de Crowdsourcing do Trabalho Docente de Nível Superior: informalidade, precarização do trabalho e mercantilização do ensino” investiga como a intermediação digital transformou o trabalho docente universitário, promovendo novas formas de exploração e desproteção. O estudo demonstra que plataformas educacionais baseadas em crowdsourcing — ao prometerem autonomia e flexibilidade — instauram uma lógica de subordinação algorítmica, em que o controle e a remuneração do professor são determinados por métricas digitais, avaliações automáticas e visibilidade online. A pesquisa evidencia que tais práticas configuram uma nova etapa da precarização do trabalho, na qual a informalidade se reinventa sob aparência de autonomia. A partir do diálogo entre o Direito do Trabalho e o Direito da Educação, a obra defende a necessidade de reconhecimento jurídico do vínculo empregatício em contextos plataformizados e a formulação de uma regulação protetiva, que assegure o direito à desconexão, à dignidade e ao interesse público do ensino superior. Trata-se de uma reflexão crítica sobre o futuro do trabalho docente na era digital.



Sumário

1 INTRODUÇÃO - 23

2 MERCANTILIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR - 29

2.1 Mercantilização do ensino superior no mundo - 34

2.2 Capitalismo acadêmico - 42

2.3 A história da mercantilização do ensino superior no Brasil - 51

2.4 Capitalismo acadêmico brasileiro - 60

3 INFORMALIDADE E FRAUDE NA FORMA DE CONTRATAÇÃO DO PROFESSOR - 69

3.1 A evolução da informalidade e do emprego de fraude na forma de contratação de trabalhadores - 71

3.2 Classificações e enquadramentos jurídicos das formas de contratação - 82

3.3 A evolução dos enquadramentos e interpretações jurídicas das formas de contratação - 91

3.3.1 Período anterior à década de 1970 - 91

3.3.2 Período posterior à década de 1960 - 98

3.4 Terceirizações dissimuladas (fraudulentas) de professores - 105

3.4.1 Etimologia e semântica da palavra - 107

4 PLATAFORMIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE - 118

4.1 Capitalismo de plataforma - 119

4.2 Crowdsourcing e crowdwork - 126

4.2.1 A relação entre o crowdsourcing e a terceirização dissimulada (fraudulenta) - 133

4.3 Plataformas digitais de trabalho - 142

4.3.1 Plataformas de intermediação do trabalho docente - 151

4.3.2 Docência no ensino superior e as plataformas de intermediação do trabalho - 169

4.4 Controle do trabalho docente plataformizado - 179

4.5 O professor youtuber plataformizado da educação de nível superior - 190

5 PLATAFORMIZAÇÃO E O VÍNCULO EMPREGATÍCIO DOCENTE - 198

5.1 Subordinação do professor plataformizado - 207

5.2 Pessoalidade do professor plataformizado - 216

5.3 Não eventualidade do trabalho do professor plataformizado - 222

6 PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO, DIGNIDADE HUMANA E INTERESSE PÚBLICO - 229

6.1 Precarização do trabalho docente intermediado por plataformas digitais - 232

6.2 Dignidade humana do trabalhador docente plataformizado - 243

6.3 Interesse público e plataformização do ensino superior - 254

7 CONCLUSÃO - 263

REFERÊNCIAS - 266

GLOSSÁRIO - 312











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